sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ascaris lumbricoídes

É um helmito cosmopolita,no mundo um milhão de pessoas encontram-se infectadopor essa espécie.A maior parte dos infectados são assintomáticos, outros ainda se apresentam oligosintomáticos e outros podem apresentar-se sintomáticos.

Morfologia
é um verme cilindríco,longo e robusto.O macho é geralmente menor que a femea(macho: vai de 15 à 25 cm) (fêmea vai de 20cm à 35cm), a extremidade caudal é que vai diferenciar macho de fêmea.
Transmisão
Atravez de água e alimentos contaminados com ovos contendo o ovo infectante;
Ingestão de ovos;
Poeiras e insetos (moscas e baratas) como vetores mecânicos;
depósitos sub-ungueais(material debaixo da unha).

O tratamento se da pelo uso de anti-helmintos:Mebendazol ou albendazol onde após a primeira tomada faz-se um reforço após 15 dias da medicação novamente.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Trichomonas

A Tricomoníase, tricomoniose ou tricomonose é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T. vaginalis é um protozoário oval ou piriforme, anaeróbio facultativo, flagelado, e que possui movimento contínuo característico. É responsável por cerca de 10 a 15% dos corrimentos genitais infecciosos.




Ciclo Biológico
É um parasito eucariota flagelado,existe apenas em forma trofozoita,que para se torna resitente diminui seu metabolisnmo,sua divisão é binaria onde seu nucleo se divide ao meio pra gerar mais duas tricomonas.O homem é o vetor e pela ejaculação o tricomonas são levados a vagina pelo esperma.A tricomonose é uma DST o homem é facilmente infectado e o parasito vai se alojar na uretra,vesiculas seminais e prostata.

Fisiopatologias
Na mulher:pode causar vaginite,corrimento,profuso amarelo ou amarelo esverdeado bolhoso,fétido,assosiado a purido,vulva o perineo e areas cutaneas podem estar avermelhadas e endematosas, e agravam-se nos dias que atescedem a menstruação.

Colpite focal:expressa pelo colo em framboesa  e pelo aspecto tigroide ao teste de schiller


No Homem:é mais comum os quadros assimtomáticos,e os quadros simtomáticos são:uretrite com fluxo leitoso,desconforto ao urinar(ardência)podendo causar complicações como prostatite,cistitee epididimite.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Giardia lamblia

A giardia lamblia também conhecida como giardia intestinalis ou giardia duodenale  é um protozoario que parasita o intestino dos seres humanos,causando diarreia e dor abdominal.A doença causada pela giardia pode se chamar:Giardíase ou Giardose.
É o segundo parasita mais frequente,ele é cosmopolita,atinge ambos os sexos,sendo mais comum em crianças de 10 anos e mais frequente em crianças de 12 anos.O nível sócio-econômico parece não interferir na prevalencia deste parasito.














A alimentação da giardia ocorre por fagocitose ou por pinositose.Ela promove o isolamento do intestino pois fica aderida na parede do mesmo impedindo a sua absorção.Só possui duas formas a de cisto e a trofozoito.
Seu ciclo biológico:Animais domesticos podem abrigar o parasita,podem estar na água,frutas e verduras mal lavadas etc.
Ainda possui duas ações:
Ação citolítica:A giardia começa a quebrar as células .
Ação de patogenia:É a destruição das microvilosidades por citotoxidade ou ação citolitica.
Aspectos Clínicos
  • Formas Assintomáticas:50%
  • Formas sintomáticas.
  • Diarreia gordurosa,aquosa e com odor fétido.
  • Esteatorrea.
  • Dor epigastríca.
  • Enterite.
  • Irritação.
  • Náuseas e vômitos.
  • Flatulência.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Amebas Humanas

Entamoeba histolytica é uma espécie de protozoário que causa diarreias graves com sangue e muco. Pode progredir para abcesso amebiano do fígado amebíase. Transmitida via Fecal-Oral.
Anualmente ela leva cerca de 100.000,pessoas a óbito em todo o mundo.no inicio do século XX, estima-se que cerca de 12%da população mundialportavam este parasito,mas deste apenas,10%apresentavam sintomas da doeça.
Morfologia
 Cisto-Forma resistente a parede é quitinosa.
Metacisto-são pequenas amebas,evoluem no intestino grosso para a forma Trofozóito.
Trofozóito-se multiplicam e muitos acabem se desprendendo,geralmente so tem um núcleo.
pré-cisto-fase intermediária entre trofozóito e e cisto.
Metasito-é uma forma multinucleada que emerge do cisto no intestino delgado,onde sofre divições, dando origem ao trofozóito.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os Parasitas estão diminuindo sua virulência?

A Tricomoníase, tricomoniose ou tricomonose é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo parasita protozoário unicelular Trichomonas vaginalis. O T. vaginalis é um protozoário oval ou piriforme, anaeróbio facultativo, flagelado, e que possui movimento contínuo característico. É responsável por cerca de 10 a 15% dos corrimentos genitais infecciosos.
O T. vaginalis infecta principalmente o epitélio escamoso do sistema genital. Nas mulheres, a doença pode começar com uma secreção espumosa de cor verde-amarelada e odor desagradável, proveniente da vagina; este corrimento típico, contudo, ocorre em apenas cerca de 20% das pacientes.Nas demais, a referida secreção é apenas ligeira ou ausente.
Os homens com tricomoníase não manifestam habitualmente sintomas (estado assintomático),[3] mas podem infectar as suas parceiras sexuais. Alguns apresentam uma secreção proveniente da uretra, espumosa e semelhante ao pus, sentem dor ao urinar (disúria) e polaciúria (estado agudo). Os referidos sintomas costumam ter lugar principalmente de manhã cedo. A uretra pode sofrer uma ligeira irritação e por vezes aparece umidade no orifício do pênis. Pode também se manifestar como doença sintomática leve e clinicamente indistinguível de outras causas de uretrites.
                            
Bem como podemos observa,os parasitos nos ultimos anos não apresentam grau de virulência tão elevado como se via em décadas passadas.Os parasitos criaram um objetivo adaptativo:para chegar ao equilibrio (homeostase)pois o parasito ele é dependente do metabolismo do hospedeiro.O parasitismo esta perdendo a caracteristica de vilão pois ele não mata os hospedeiro como si via muito antigamente,ele é desarmônico,interespecífico,apresenta unilateralidade de benefício,adaptação e dependência metabólica.Por isso a parasitose e o parasitismo nunca deixara de existir será impossivel sua erradicação devido ao seu grande poder de adaptação.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coprologia Funcional

A coprologia também conhecida como:Escatologia.
É a ciência que estuda AS FEZES, mais especificamente trata-se  do estudo das fezes humanas com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças do sistema digestório ou digestivo.
Esta análise ainda pode ser macrocópica e microscópica.
Macroscópica:faz a pessagem do material,odor,presença de sangue,presença de muco ou resíduos alimentares visto as olho nu.
obs.1:Só deve ser aplicada esta análise em materiais não conservados.
obs.2: A macroscópia deve anteceder o exame de  microscópia.

Como deve ser levada as fezes ao laboratório?
  • Até uma hora após a coleta.
  • ou deixar na geladeira entre (2º à 8ºc)por no maximo 5 horas e leva-lo ou laboratório.
  • coletar em local limpo e seco.
  • nunca retirar as fezes da água ou do vaso sanitario
  • não misturar fezes com urina na hora da coleta.






Agora pra distrair um pouco os tipos de cocô!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Parasitas

Parasito,é animal ou vegetal que se nutre do sangue e da seiva de outro.Aquele que não trabalha,que vive as custas alheia.Que nasce e cresce em outros corpos organizados.

(Bem em nosso meio social as vezes encontramos muitas pessoas que vivem ou tem alguma semelhança com a vida parasitaria,muitos políticos acabam vivendo como parasitas pois além de viver as custas alheia não trabalham...Bem Analise-se para que você não acabe se tornando um parasita!No mundo em que vivemos hoje é preciso ter ousadia,criatividade e principalmente determinação!!!)